segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Você ainda acredita nas relações humanas ?

Na clínica, na vida, e até no facebook,  vê-se muito claramente o descrédito no ser humano, nas relações humanas. Pessoas  demonstram seu pesar por serem vítimas de fofocas, de decepções em suas relações, desde uma grande traição a palavras mal - ditas ou mal interpretadas.
Passando da situação micro para a macro, o indivíduo ao invés de ampliar sua visão sobre o ser humano e dessa forma alterar seu ponto de vista, parece que acaba por convencer-se de vez por todas que relacionar-se não vale a pena.
O time que joga no domingo à tarde e seus torcedores promovem uma verdadeira batalha de arena ao estilo medieval, com direito a pisoteio de cabeças e tudo mais, uma mulher estressada chuta e ensina o filho menor a agredir seu animal de estimação, testes de produtos cosméticos são feitos em beagles, arrastões acontecem em meio as compras de Natal.
A partir dessa concepção de mundo construída com tais substractos, muitos se fecham, reduzindo seu círculo social, evitando relações mais íntimas e muitas vezes se isolando da convivência com as pessoas/mundo.
Tenho uma visão muito particular sobre o assunto. Sei que as pessoas estão se protegendo, sentindo necessidade de usar de defesas para tanto. Assim temos sido críticos em nossas relações, julgando o outro no primeiro passo em falso, atuando sem espontaneidade nas relações, e formando ilhas de relacionamento aonde o sentimento de segurança é tão importante. Acho mesmo que o que tem acontecido é cruel conosco mesmos e com nossos semelhantes. Sem evocar nenhum conceito religioso, sinto mais do que tenho qualquer certeza científica sobre o tema, que nos falta TOLERÂNCIA. 
Tolerância é o exercício do amor, da humildade, da paciência, da compreensão. A tolerância aproxima as pessoas.
Não, não, não.... sem demagogias.... não é preciso amar e perdoar um assassino, estuprador de criança. Ou sim, se você é capaz. Mas entender que as pessoas erram, nos decepcionam e que isso acontece o tempo todo, a vida inteira, pelo simples fato de que somos humanos, sujeitos a falhas e imperfeições, pode apaziguar tempos de tanto distanciamento.
Tenha em mente que somos seres em desenvolvimento, aprendendo com erros e acertos, mudando e, se quisermos, melhorando durante todo nosso percurso.

Simone Geremias Meister
CRP - 12/04643

Nenhum comentário:

Postar um comentário